8 de março – Há o que comemorar? | Por Maitê Campos

by - quinta-feira, março 09, 2017

Olá meninas,

Ontem, Dia Internacional da Mulher, foi celebrado com festas e protestos por todo o mundo. Deveria ser um dia de parabenizar as mulheres inspiradoras. A gente pode até fazer isso, como fiz, mas é com o coração sangrando. A vontade é de desejar força. Passa ano e entra ano e continuamos aqui pedindo o mínimo: respeito por nossas vidas.

Trouxe alguns dados para NUNCA nos esquecermos que a luta ainda tem caminho longo. Que devemos nos unir, resistir, desconstruir e gritar. Por nós!

- No Brasil, a cada hora e meia, uma mulher é assassinada por um homem, em um total de 13 feminicídios por dia. Taxa de 4,8 para 100 mil mulheres. Quinta maior taxa do mundo segundo a OMS. Apenas El Salvador, Colômbia, Guatemala (três países latino-americanos) e a Federação Russa evidenciam taxas superiores às do Brasil.

- O Brasil tem 48 vezes mais homicídios de mulheres que o Reino Unido; 24 vezes mais homicídios de mulheres que Irlanda ou Dinamarca; 16 vezes mais homicídios de mulheres que Japão ou Escócia.

- De acordo com Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 11 minutos e 33 segundos uma mulher é estuprada no Brasil, ou seja, cinco a cada hora.

- O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) calcula que por ano são 527 mil tentativas ou casos de estupro consumados no Brasil e, destes, apenas 10% chegam a ser reportados à polícia.

- No carnaval deste ano, a violência física foi o principal motivo das ligações, 1.136 contatos, seguido da violência psicológica com 671, violência sexual com 109, violência moral com 95, cárcere privado com 68, violência patrimonial com 49 e tráfico de pessoas com 4 atendimentos.

- Em 2010, a Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), realizou a pesquisa Mulheres Brasileiras no Espaço Público e Privado e concluiu que uma em cada dez mulheres foi espancada pelo menos uma vez na vida. Ou seja, a cada dois minutos, cinco mulheres são surradas no Brasil.

- O Brasil é um dos piores países da América Latina para quem nasce menina, em especial devido aos níveis extremamente altos de violência de gênero e gravidez na adolescência, além das baixas taxas de conclusão da educação secundária, de acordo com o relatório da Anistia Internacional.

- Somos 52% da população, mas ocupamos apenas 10% do Congresso Nacional.

- Ganhamos 30% menos que os homens nos mesmos cargos.



- O Mapa da Violência 2015 aponta que, dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados em 2013 no Brasil, 50,3% foram cometidos por familiares. Em 33,2% desses casos, o crime foi praticado pelo parceiro ou ex.

- 82% das agressões a crianças do sexo feminino, de <1 a 11 anos de idade, que demandaram atendimento pelo SUS, partiram dos pais – principalmente da mãe, que concentra 42,4% das agressões.

- Para as adolescentes, de 12 a 17 anos de idade, o peso das agressões divide-se entre os pais (26,5%) e os parceiros ou ex-parceiros (23,2%).

- Para as jovens e as adultas, de 18 a 59 anos de idade, o agressor principal é o parceiro ou ex-parceiro, concentrando a metade do todos os casos registrados.

- Já para as idosas, o principal agressor foi um filho (34,9%).

- Vitória, Maceió, João Pessoa e Fortaleza encabeçam as capitais com taxas mais elevadas no ano de 2013, acima de 10 homicídios por 100 mil mulheres. No outro extremo, São Paulo e Rio de Janeiro são as capitais com as menores taxas.

- Em comparação com os homicídios masculinos, nos femininos há maior incidência de mortes causadas por força física, objeto cortante/penetrante ou contundente, e menor participação de arma de fogo.

- Pra finalizar, temos um “presidente” que na cerimônia pelo Dia Internacional da Mulher usou a palavra para dizer que o papel das mulheres na economia é serem astutas seguidoras do orçamento doméstico, capazes de notar as flutuações de preços. E também ressaltou que as mulheres, "além de cuidar dos afazeres domésticos" e serem as responsáveis pela educação dos filhos, ganham "cada vez mais espaço" no mercado de trabalho. Década de 50? Oi?

Em briga de marido e mulher se mete a colher sim. Tapa de amor dói. Denuncie, mulher! 


POSTAGENS RELACIONADAS

0 comentários