Meu coração é um escudo de cinco pontas tricolor. Por Maitê Campos

by - quinta-feira, janeiro 19, 2017

Oie,

No post anterior falei um pouco da minha relação com as comidinhas e da alimentação, que no último ano se tornou mais saudável. Já hoje, vou contar para vocês um pouco da minha outra paixão: o futebol.



Minha família materna e paterna é predominantemente são-paulina. Houve natais em que meu avô presenteou todos os netos com camiseta do Tricolor. Para ele, não tinha dessa que futebol era coisa para os meninos. Todos, sem exceção, sentávamos para ver jogos e ganhávamos artigos esportivos.

De 15 anos, onde tradicionalmente meninas sonham com seu baile e tudo mais, eu pedi ao meu pai que me levasse ao CT do São Paulo. Na época, não estavam permitindo visitações e como não sabíamos, quase perdemos a viagem. Foi-nos indicado então a ida ao Morumbi, pois lá eles poderiam nos receber e mediar à visitação. E assim foi o meu primeiro grande contato com a magia do futebol: no Cícero Pompeu de Toledo.

Nós que somos do interior, acompanhamos futebol somente pela televisão. Conhecer então o estádio do meu time foi algo indescritível, único, motivo de fazer invejinha nos “migos”. Meu segundo contato fora das telinhas foi ao assistir um jogo do clube em São José do Rio Preto, 200 km da cidade que morava na época. Meu pai me levou, fomos de moto. Foi incrível, pude ver uma goleada e ainda o meu maior ídolo: Rogério Ceni.

Rogério Ceni, nossa... Muitas lembranças. Como torcedora passei por muitas fases. Essas lembranças, que venho resgatando para contar a vocês, me faz ter uma nostalgia tão boa de todas elas.

Já tive fase que não podia xingar o Rogério Ceni de narigudo que ficava extremamente nervosa, já tive fase de “tretar” pelo Orkut. Fase de assistir jogos com meião, short, camiseta e até calcinha do Tricolor. De não saber se zoada. De faltar a aula quando o São Paulo perdia clássico. De rodar várias cidades atrás de uma chuteira igual a do Mito para eu ir para escola. De por no nick no MSN, escrever carta e por ai vai... Hoje sou uma torcedora "deboísta". 

No meu quarto, presente do meu grande pai, tinha um banner do Rogério Ceni que me acompanhou até a faculdade. Preciso providenciar a vinda dele aqui para São Paulo haha!

Em 2015 realizei o meu grande sonho, assisti a um jogo do Tricolor no Morumbi. Era Libertadores, oitavas de final, contra o Cruzeiro. Morava em Campo Grande (MS) na época, então enfrentei nove horas de viagem até Santa Fé do Sul (SP) (onde sairia uma excursão), deu tempo de tomar café e já pegar a van até São Paulo (mais umas oito horas de viagem). Umas dezesseis horas depois estava lá, entre os quase 67 mil torcedores e ainda fui pé quente.




“Tão bom quanto sonhar é poder realizar! Hoje fiz parte desses quase 67 mil... que festa linda!!!!!!! Nem a capacidade de imaginar, antever, projetar e simular cenários me levaram para esse que vivenciei nesta noite. Me faltam palavras para expressar o que tudo isso representa pra mim. Tricolor do meu coração!”, dia 07 de maio de 2015 no meu Instagram.

Bom, acredito que alguma forma vocês puderam me conhecer mais um pouquinho e a forma que o futebol foi e é presente na minha vida. A temática foi ainda tema do meu TCC na faculdade, no qual eu e uma amiga (apaixonada por futebol e santista) abordamos a igualdade de gênero e a mulher como protagonista dentro desse esporte historicamente masculino.

Ficaria muito extenso se abordasse cada momento bacana (ou não) com o futebol. Espero que vocês tenham gostado de me conhecer mais um pouquinho! Quem tiver interesse pela temática, deixa um comentário que juntas podemos pensar em formas de abordá-la aqui. O Blog, meu projeto de TCC, é o Chega Desse Papo. Ele está há meses paradinho, mas alguns conteúdos são bem atemporais e interessantes, vale a pena a espiadinha.

Semana que vem começo um especial de comidinhas e bebidinhas para o carnaval. Até lá! 

POSTAGENS RELACIONADAS

0 comentários